Verde até o fim



Brinquedos de papel são ótimos, isso nós já sabemos. Infelizmente, diferente de engarrafamentos e filas imensas, os brinquedos de papel não duram para sempre. Mas a boa notícia é: quando chega o momento dos seus brinquedos de papel...como podemos dizer, seguirem em frente - existem várias opções para como se desfazer deles de uma maneira ecológica.


Opção 1: Reciclar


Sim, papéis com tinta de impressora podem ser reciclados! O processo de reciclagem vai se desfazer da tinta, portanto, colocar os brinquedos de papel na cesta da reciclagem é com certeza a melhor escolha! Entretanto, tem algumas coisas que precisam ser levadas em consideração antes de fazer isso, pois outros materiais usados na confecção dos brinquedos podem interferir no processo de reciclagem.


Antes de colocar o papel no lixo, tenha certeza de que não tem muita cola grudada e nem pedaços de fita plástica presos nele. Adesivos, cola e fita não são materiais recicláveis, portanto é importante separar as áreas que possuem essas substâncias.


Quando se trata dos brinquedos em preto e branco, nós recomendamos lápis de colorir e canetinhas coloridas como os materiais de pintura, pois materiais como giz e glitter não podem ser reciclados e, honestamente, são mais prováveis de fazer uma bagunça.


Opção 2: Compostagem


Compostagem é uma ótima alternativa para os brinquedos que acabam com muita cola ou adesivos. Nas circunstâncias corretas, papel, cartolina e até papelão se biodegradam completamente em até 3 meses!


Se você ou alguém da sua família nasceu com o dedo verde e gosta de mexer com compostagem para jardins e hortas caseiras, basta jogar seus brinquedos de papel descartados na compostagem.


Opção 3: Reciclagem DIY


E se, ao invés de colocar seus brinquedos de papel no lixo reciclável, você os usasse para fazer seu próprio papel reciclado? Além de ser uma opção ecológica, é também mais uma atividade criativa para fazer com sua família!


Aqui você encontra todo o passo a passo para fazer seu próprio papel! No vídeo, Lu Gastal até ensina como colocar sementes no seu papel, para que ele vire uma plantinha!


Uma opção de vídeo para quem tem pressa e gosta de conteúdos mais curtos é esse aqui. Ele ensina o processo básico em menos de 2 minutos! (Mas ainda recomendamos dar uma olhado no vídeo acima, para aprender como você pode decorar seu papel caseiro também!).



Nós do Clube do Papel na Lua encorajamos ensinar as crianças a importância dos três R's: reduzir, reutilizar e reciclar. No entanto, sugerimos que todas as atividades envolvendo compostagem e reciclagem DIY, para obter melhores resultados e para manter a segurança de todos, devem ser feitas com a supervisão e suporte de um adulto.


Obrigada por aprender com a gente!


Nós esperamos que você ame e guarde seus brinquedos de papel para sempre, é claro, mas caso você decida pular em uma van com toda a sua família para conhecer o mundo e acabar sem muito espaço nas prateleiras, considere se desfazer dos seus brinquedos de papel de forma ecológica e responsável.

Posts Relacionados

Ver tudo